Programa de Treinamento Intensivo e
Reabilitação de Cães
O que é?
O programa prevê a construção/modificação comportamental do cão e a mentoria aos donos
pensando na melhor estrutura e rotina para a vida de ambos. O programa é personalizado de acordo com a necessidade especifica da família e do cachorro.
A partir do momento que entendemos quem de fato é aquele cachorro e o que tem por trás do comportamento apresentado, vamos trabalhar para equilibrá-lo mentalmente e casar as necessidades individuais do cachorro com as necessidades da família em relação ao cão.
Como funciona?
O cachorro ficará hospedado conosco por no mínimo 30 dias (o período é definido caso a caso). Neste período, vamos conhecer profundamente o cachorro e o seus comportamentos e trabalhar para que ele aprenda novas condutas de convívio. Construímos com o cão durante o treinamento e em paralelo, por meio de encontros, capacitamos os donos para que tudo o que o cão executa conosco seja replicável aos donos.
Qual a importância da hospedagem para trabalhar mudança comportamental?
-
Só a vivência cotidiana massiva nos permite conhecer todas as camadas do cachorro e então montar o “quebra cabeça” por trás do comportamento apresentado.
-
Trazer o cachorro para a rotina do Bang nos permite fazer com que comportamentos ruins já enraizados não tenham oportunidade de aparecer, paralelo a isso criamos novas condutas afim de modelar o repertório do cachorro.
-
Direcionamento claro nas 24 horas do dia são essenciais para reconstruir com os cães um novo estado mental e uma nova forma de agir.
-
E então, quando o tutor tiver seguro, munido de ferramentas e capacitado a gerenciar aquele cão. Aí sim, é hora dele voltar para o ambiente que vivia, porém sob novas regras e direcionamentos.
A capacitação dos donos é parte fundamental do processo e do resultado.
Durante o programa de treinamento disponibilizamos os vídeos no Youtube para que os donos possam acompanhar o treinamento e estar por dentro do processo. Também agendamos no mínimo 3 encontros durante o período de treinamento. O conteúdo desses encontros são de acordo com cada caso, mas basicamente seguimos assim:
1º Encontro com o tutor
Normalmente acontece depois de 15 dias em que o cão está conosco. Neste primeiro encontro o objetivo principal é dizer ao tutor tudo o que ele precisa saber sobre quem é o cachorro dele e o que será preciso para chegarmos na melhor versão dele.
Consideramos sempre entre 7 dias e 15 para que o cachorro se solte por completo e nos mostre de fato todas as “camadas” de quem ele é. Não tiramos nenhuma conclusão antes disso, porque sempre pode ser precipitada. Então, conforme vamos iniciando o treinamento, propondo as atividades e nos conectando a ele, também vamos montando o tal “quebra cabeça” de suas características que vão aparecendo conforme o cachorro vai se sentindo parte daquela nova proposta.
2º Encontro com o tutor
O 2 º encontro é literalmente um treinamento para o dono. Neste momento do treinamento já conseguimos ver a evolução do cachorro na prática. Então, o foco é trabalhar o dono, tanto no manejo do cão como no manuseio de ferramentas. Fazendo isso conseguimos ver os dois trabalhando juntos e isso é importantíssimo para os próximos passos.
3º Encontro com o tutor
Aqui já estamos na reta final do trabalho e chegou a hora de testar tudo o que o cachorro aprendeu e executa no ambiente em que ele vive. Neste encontro nós vamos com o cão até a casa do dono. Neste dia, eles também trabalham na pratica com a nossa supervisão e simulamos todas as situações da vida real tanto dentro de casa como na rua para ver a resposta de ambos, dono e cachorro. Voltamos para o Bang com ajustes finos para o dia da entrega.
No dia da devolução fazemos mais uma sessão e tiramos as últimas dúvidas.
Lembrando que essa é só uma previsão generalista de como acontece os encontros, pois avaliamos tudo caso a caso.
E quando o cachorro voltar para casa, o que muda?
O pós treinamento é tão importante quanto o treinamento. É preciso pensar a volta do cachorro para casa como um novo treinamento que irá se repetir, só que agora não mais gerenciado por nós e sim pelo dono do cachorro e não mais no Bang e sim no ambiente definitivo em que ele viverá.
O cachorro quando volta ainda é o mesmo indivíduo. A diferença é que ele aprendeu uma nova forma de viver e isso requer gerenciamento para o resto da vida. Então, no pós-treinamento é preciso dar 100% de continuidade ao que foi construído, manter a rotina bastante semelhante a que criamos por aqui, porque o cachorro irá testar se tudo aquilo é válido e se o dono não estiver preparado e capacitado, facilmente o dog pode voltar ao estágio anterior.
Importante dizer que no pós nós seguimos com suporte a distância o tempo que for preciso para que o dono e cães se habituem a nova forma de viver.
Para quem é essa modalidade de treinamento?
Essa modalidade é benéfica para qualquer perfil de cão e família que esteja disposta a mergulhar no processo. Qualquer cachorro e dono irá se beneficiar.
Desde cães que precisam de reformulação de comportamentos que pode envolver ansiedade excessiva, insegurança, medo, reatividades gerais, agressividade, ansiedade de separação, cães que já morderam, dificuldade para ser manuseado e qualquer outro desequilíbrio comportamental. A lista é infinita.
Como também podemos trabalhar neste formato a construção de filhotes do zero e a introdução e manejo de equipamentos e ferramentas (e-collar, prong collar e caixa de transporte) mesmo que não haja um grande problema comportamental.