Você já pensou em trazer um novo cachorro para casa com o objetivo de fazer companhia para o mais velho? Será que dá certo? Veja neste artigo tudo o que precisa saber sobre a introdução de um novo cão na casa.
Cães são animais gregários, ou seja, animais de grupo. Então, é totalmente possível e natural para eles aceitarem um novo membro em seu grupo. A questão é como essa introdução de um novo membro é feita.
Vale lembrar que estamos falando de um cenário doméstico.
Antes de pegar um novo cachorro, se questione como está seu convívio com o seu dog atual. Funciona? Existe algum problema comportamental que precisa ser resolvido?
Essa reflexão é extremamente importante, pois com a chegada de um novo membro pode aflorar ainda mais problemas e situações não resolvidas.
Muitas pessoas acreditam que trazendo um novo cachorro para casa, seu cachorro vai ser mais feliz pois vai ter uma companhia. A verdade é que nenhum outro cachorro vai suprir as necessidades de um dono ausente.
Sob um olhar imediatista do cachorro, um novo indivíduo acaba gerando disputa de uma série de recursos valiosos para o cão mais velho: Atenção, afeto, espaço, alimentação, tempo, entre outros. Apesar de ser gregários, não quer dizer que renunciam ao que se tem valor.
A decisão de ter um novo cachorro é sua, a responsabilidade também.
O maior erro que vemos ao atendermos famílias com dificuldades no convívio de seus cães é o de passar para o cachorro mais velho a responsabilidade de educar o mais novo, e deixar com que o ambiente modele esse relacionamento entre eles.
Cães são animais primitivos, selvagens. Se deixarmos por conta deles estamos sujeitos a ver a natureza nua e crua diante dos nossos olhos, e o que é pior, dentro da nossa casa.
A melhor forma de introduzir um novo individuo no grupo é com respeito de espaço.
Ambos os cães precisam aprender a existir diante um do outro, para que depois, se houver compatibilidade, busquem interação.
Muitas pessoas têm uma sede para ver seus cães brincando como se esse amor fosse de outras vidas. Elas desejam que os seus cachorros se tornem imediatamente melhores amigos, mas se esquecem de como uma amizade, dentro de um contexto humano, acontece.
O que se vende sobre socialização hoje em dia é extremamente romantizado e perigoso. Não queiram pagar para ver.
O cachorro mais velho na casa precisa entender na prática que seu espaço íntimo, sua atenção e necessidades serão supridas.
Já o cachorro mais novo deve passar por um processo de treino de adaptação às regras do ambiente que será inserido.
Aqui vão algumas dicas do que você deve saber para ter o mesmo sucesso que temos aqui no nosso espaço.
USE GUIA: permite que você tenha controle e que consiga se comunicar com seus cães, para direciona-los ao sucesso. NÃO FAÇAM INTRODUÇÃO SEM A GUIA.
Veja abaixo alguns exemplos de como introduzir e utilizar a guia:
EXERCÍCIO DO PLACE: Auxilia no respeito de espaço, socialização passiva entre eles, e trabalho de controle e relaxamento pensando no cachorro adulto que você deseja.
Veja abaixo como fazer a introdução:
Existem 3 tipos de Exercício do Place:
1º Place de Duração: como o próprio nome já diz, momento em que o cachorro fica um tempo maior no exercício. Ajuda bastante para ensinar os cães à ter mais relaxamento ao longo do dia.
Veja abaixo um exemplo de Exercício do Place com duração:
2º Place de Distração: Esse exercício trabalha bastante o controle de impulso dos cães. Seja em algum momento de limpeza da casa, visitas ou mesmo na hora de nossas refeições.
Veja abaixo alguns exemplos:
3º Place de Distância: Esse exercício ajuda trazer tranquilidade e direcionamento para aqueles cães que sempre estão seguindo seus donos pela casa.
Veja abaixo alguns vídeos:
E para finalizar sobre o Exercício do Place, abaixo mostramos como utilizamos o exercício para introduzir um novo membro no grupo de forma segura, controlada e respeitosa.
CAMINHADA ESTRUTURADA: Atividade física extremamente importante para a saúde física e mental dos nossos cães. Através dela reforçamos o senso de grupo entre os cães e nós.
Veja abaixo alguns exemplos de caminhada:
E por último, e não menos importante,
CAIXA DE TRANSPORTE: Ajuda a manter todos os cães que convivem no ambiente seguros quando não conseguir supervisionar, além de trazer privacidade e um espaço de tranquilidade para descanso.
Abaixo segue uma playlist inteira do nosso canal do Youtube para que você veja diferentes introduções e respostas dos cães nesse processo.
Não deixem de acompanhar nosso trabalho no Instagram: @bangsolucaoparacaes
E para contratar nossos serviços basta acessar nosso site www.bangsolucaoparacaes.com.br
Ou entrar em contato pelo Whatsapp: 11 94514-1480
Comments